ComeFogoNet - o lugar da dupla Come-Fogo na internet - Ribeirão Preto/SP

Depois de 25 anos, Comercial volta ao Paulistão

Jogadores do ComercialO Comercial está de volta ao Campeonato Paulista da Série A1 depois de 25 anos de seu rebaixamento. O acesso veio no ano do centenário do clube e, no próximo ano, o desafio será se manter na elite do futebol paulista, ao lado de clubes como Guarani, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, Palmeiras, São Paulo e Corinthians.

A volta do Comercial traz também a disputa do clássico Come-Fogo na primeira divisão. Na última vez em que se enfrentaram na elite do futebol paulista, Comercial e Botafogo empataram em 0 x 0, dia 20 de julho de 1986, no estádio Palma Travassos. De lá para cá, o clássico perdeu um pouco do brilho, sendo realizado apenas na segunda divisão ou nas disputas da Copa Paulista.

A Campanha

Torcida do ComercialO Alvinegro iniciou a sua caminhada rumo à primeira divisão no dia 16 de janeiro, empatando em 0 x 0 com o Rio Claro. Apesar de ter o mando de jogo, a partida foi disputada em Catanduva, já que o Palma Travassos estava interditado pela FPF por um jogo. Na primeira fase da A2 o Comercial disputou 18 jogos, quando teve sete vitórias, oito empates e três derrotas. Com 29 pontos ganhos, o Alvinegro chegou ao final da primeira fase na terceira posição, o que lhe colocou no grupo decisivo ao lado de Guarani, São José e Rio Preto. O acesso veio com uma rodada de antecedência, no dia 24 de abril de 2011, um domingo de Páscoa, com vitória do Guarani contra o Rio Preto. Um dia antes, o Leão havia vencido o São José por 1 x 0 em casa, diante de mais de 12 mil torcedores.

O Time

Márcio Fernandes, técnico do ComercialNo início da campanha do Comercial, o treinador era Edison Só, que montou o elenco junto à diretoria encabeçada pelo presidente Nelson Lacerda. Mas, apesar de ter sofrido apenas três derrotas, o relacionamento com parte do time e com os torcedores não era dos melhores. Só foi demitido no dia 20 de fevereiro, após derrota por 3 x 1 para o Rio Claro, na abertura do returno da primeira fase. Márcio Fernandes, ex-Red Bull, assumiu o time e fez uma campanha invicta, com cinco vitórias e oito empates até o dia do acesso.

O time base do Comercial na disputa foi formado por Alex; Rafael Lomas, Marcel, Rafael Tavares e Márcio Luiz; Vagner, Jordã, Giglio e Silvinho; Tiago Cavalcanti e Marcelo Soares.


Pôster Comercial

Escolha uma opção para baixar o pôster do acesso!


Publicidade: